segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fashion Week Verão 2013- Quinto Dia 15/06/2012



 O estilista Reinaldo Lourenço inspirou-se  no espírito do verão, no design dos Riva Boats italianos e na alta costura dos anos 1960. O universo náutico aparece de maneira refinada e sem as obviedades que costumam vir coladas a essa referência: os bolsos de couro franzido dos minivestidos remetem ao franzido das bolsas laterais das lanchas; os decotes aparecem em formas de convés e popas; a costura aparente nas roupas é inspirada em veleiros, mas feita em cordoaria de seda. O trabalho com micro matelassê que aparece nos minivestidos também merece destaque, tamanha delicadeza, ainda com uma textura que “acende” as cores. A cartela de cores foi composta por turquesa, magenta, amarelo, rosa flúor, tangerina, creme, branco e azuis do Mediterrâneo.
A marca de moda festa R. Rosner desfilou uma coleção em preto e branco, com transparências, plumas e brilhos inspirada nas damas da corte da Hungria.
Gloria Coelho continua com seu trabalho em tecidos nobres e, falando de sistemas binários, traduz todo esse amor tecnológico em dualidades - positivo versus negativo, transparente versus opaco. 
 Ela ficou no preto e branco e tons in between (no máximo um couro vermelho e um plástico rosa para pontuar). Uma coleção que mantém a marca registrada de Gloria, mas sem mergulhar fundo demais nas suas vontades de um futuro holográfico. 
O baiano Vitorino Campos estreou no SPFW com uma coleção majoritariamente em preto e branco, com tons momentos salmão. A simplicidade do corte e as estampas geométricas propõem um verão minimalista. 
 Lino Villaventura não especificou suas inspirações para a coleção “inspiração não se explica… sente-se… é absolutamente abstrata”. Criações luxuosas e a apresentação super performática das modelos, que caminhavam lentamente pela passarela, sensualizando com movimentos sinuosos do quadril e dos braços vieram com roupas, o destaque é invariavelmente para os looks femininos, desde os vestidos curtos e frescos até os longos repletos de recortes reveladores, com forro de tela finíssima.


Fashion Week Verão 2013- Quarto Dia 14/06/2012



Neon trouxe um clima divertido com seu tema, ciganas dramáticas em um piquenique no parque. Com a cartela de cores repleta de tons alegres (turquesa, nude, lilás, vermelho, dourado, verde, cobre metálico, prata e rosa bebê) e materiais como linho, tricoline, gaze de algodão/brim, cetim, musseline, lycra, metal e tricô manual conseguiu resgatar sua essência: espíritos livres, com roupas coloridas, esvoaçantes e estampadas.





Inspirado na Folia de Reis, João Pimenta apresentou uma coleção redonda, com mistura de elementos “de passarela”, para a criação de uma imagem de moda forte (com direito até a passos coreografados do primeiro modelo), e de peças que revelam o seu potencial comercial. Com uma cartela de cores relativamente restrita considerando-se a sua fonte de inspiração, a primeira coisa que se nota são as texturas, que vão dos toques de lã fria às tramas naturais feitas com palha de seda.

Cores como preto, caramelo, rosa, gelo e branco e materiais como tafetá, seda, algodão e couro, “Catalizando a Moda”, de Jefferson Kulig tem como fio condutor a sustentabilidade e as possibilidades do uso de tecnologias enzimáticas na indústria têxtil, atuando na economia de água e energia e na diminuição do despejo de produtos químicos na natureza. O que se viu na passarela foi uma coleção de formas continuas, de silhuetas juntas ao corpo, mas sempre com o trabalho de assimetrias e sobreposições que é tão característico do estilista.


 Com base em seus verões passados e cores como azul claro, areia, off-white, dourado, marinho, tons do amanhecer, pôr-do-sol e anoitecer a coleção da Osklen é confortável e fresca, com muitas peças desejo. Há peças que partem da ideia de uma canga e como nós a usamos normalmente; os ternos leves para o calor e uma linda série em tons de pôr-do-sol "Tai dae". A seda artesanal dá textura de linho; o atoalhado na verdade é um tricô e por aí vai. 
A Colcci trouxe para a passarela roupas para um day by day super alto astral. Com uma cartela de cores que vai dos tons pastel, passando pelo pistache e chegando ao azul royal e aos tons flúor, como o amarelo e o laranja. O couro apareceu colorido, acompanhando os tons suaves, com recortes florais e tachas, fazendo a linha rock light.Conjuntinhos de terninho acompanham calças cropped e bermuda, estampados com flores e pasley.