terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Último dia Fashion Rio INVERNO 2012

Inspirada na imagem de bonecas antigas Giulia Borges apresentou uma cartela de cores que foi além do preto e branco. A coleção misturou a imagem delicada à alfaiataria e recortes geométricos.
Nica Kessler buscou inspiração na tribo indígena americana e usou cores fortes como rosa, vinho, verde, azul, laranja e vermelho em vestidos, saias e pantalonas. As peças mais curtas são mais justas e as longas mais soltas. Os tecidos da coleção são couro invertido com aspecto de camurça, tricô, viscose mista e lã.
Andrea Marques foi a terceira grife a desfilar no último dia de Fashion Rio. Ex- Maria Bonita a estilista criou uma coleção quase toda leve, fresca, sensual e elegante ao mesmo tempo com essência clássica e acabamento contemporâneo. Couro, tule, seda e veludo foram os tecidos mais usados. Estampas de cobra discretas e florais foram muito bem empregadas.
Oestúdio convidou diferentes profissionais a participarem do processo criativo o que resultou em quatro temas diferentes dentro da coleção. Houve um misto de peças estruturadas ao lado de outras mais fluídas com plissados e pregas  em tecidos como lã, tule, jacquard e outros texturizados. Com estampas inspiradas na genética e na pós modernidade  a cartela de cores é formada por preto, laranja e verde. Ao fundo da apresentação aconteceu uma performance inspirada em uma célula viva ( Vanessa Goes e os bailarinos da escola Angel Vianna envoltos em lycra). 
A Ausländer com pegada roqueira fez boa edição do couro, transparência e saia plissada. A apresentação que encerrou o último dia do evento contou com a presença da modelo inglesa Daisy Lowe e o lutador de UFC Jon Jones.




Penúltimo dia Fashion Rio INVERNO 2012

Walter Rodrigues abriu o quarto dia com referência do trabalho do fotógrafo alemão August Sander (que retratava a classe operária). entre os blazeres e coletes mais secos destaque para as pelegrines (capa sem mangas), silhueta solta nos macacões e calças e comprimento longo nas saias. Usou pela primeira vez estampas e escolheu flores geométricas. A cartela de cores é sóbria com off-white, preto, cinza e peças em royal e vermelho.

A única marca a desfilar exclusivamente moda masculina foi a R. Groove que uniu esporte com o clássico.
Aline Weber, Isabeli Fontana e outras tops apresentaram a nova coleção da Ágatha que usou em coletes e saias tricôs, veludos molhados e pelo. O couro teve ótimo caimento em jaquetas. A grife que investiu bastante no preto apostou também no grafite metalizado, branco e vermelho. Via-se recortes repuxados e volume tornando a coleção moderna.
A marca Filhas de Gaia tem como inspiração a África e o Japão. A grife investiu em comprimentos longos com fendas profundas e bastante transparência e também a perigosa assimetria ( que vem dando as caras no Fashion Rio) em vestidos curtos na frente e longo na parte de trás assim como em pantalonas. A cartela de cores teve branco e preto como cores base e azul turquesa. nas estampas viu-se zebra, bolinhas e grafismos geométricos. 
A Printing fechou o quarto dia de desfiles com estamparia inspirada nas formas do ano 1960 multicolorida, com rendas e tecidos nobres e tons sujos além de organza de seda bordada, cetins, astrakan (pele de animal), crepes de seda e devorê. Os casacos estruturados (curtos e médios) e vestidos tipo tubo pontuaram a coleção!




Terceiro dia Fashion Rio INVERNO 2012


Bianca Marques homenageou Ana Botafogo (a bailarina mais importante do Brasil) em seu primeiro desfile no Fashion Rio. Os vestidos da coleção, fluídos em organza e renda brincaram com as transparências. Sua cartela de cores é enxuta e conta com muito branco, preto, cinza. O bege e o rosa pálido coloriam os looks mais românticos.
Maria Bonita extra deixou de lado o excesso de doçura e criou looks românticos sem infantilizar. Viu-se na coleção modelagem estruturada, vestidos de sais curtíssimas em formato de cúpula de abajur, camisas com transparência de musselines e organzas, microshorts e saias bufantes em estampas de gravata masculina (pintinhas, cobrinhas,pinguins...) e em algumas peças desenhos marinhos.
A marca de acessórios New Order apresentou botas, sapatos e tênis com efeito espelhado em materiais como verniz, neoprene, acrílico e plástico transparente, inspirado no futurismo dos anos 1960. Sua cartela de cores trouxe marfim, caramelo, laranja, azulão, azul marinho, prata e dourado. As bolsas inspiradas em travesseiros de bordo, bandejas, caixas de comida e em livros carregados pelos passageiros trouxe humor para passarela. As modelos vestidas de aeromoças completavam o clima futurista.
 
Inspirada nas pedras portuguesas que formavam as antigas calçadas do Rio de Janeiro, a grife Espaço Fashion apostou em recortes enxutos com cartela de cores sóbria: preto, carvão, coral e branco acinzentado que foram quebradas por brilhos metalizados em dourado e azul. Os vestidos eram um tanto mais retos  e simples em relação as ultimas temporadas, assim como os volumes que foram mais contidos nos coletes alongados e casacos.
Coca-Cola Clothing encerrou o terceiro dia do Fashion Rio com uma coleção inspirada em astronautas com roupas estruturadas, mas ainda assim com caráter jovem e esportivo. A grife empregou materiais como lã, couro, látex e tela com toques metalizados com efeito vazado. A cartela de cores começou no branco e passou pelos metalizados laranja, azul marinho, amarelo e tons de flúor em detalhes. As estampas vinham dos signos zodiacais, do fenômeno Aurora boreal e de imagens das galáxias.