segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Segundo dia Fashion Rio INVERNO 2012

 O segundo dia do evento (11/01/2012) contou com a presença das estrelas da novela "Fina Estampa" Carolina Dieckmann e Marcelo Serrado que desfilaram pela grife TNG que se inspirou na harmonia entre a cidade e o campo. O streetwear  teve um toque bem suave de alfaiataria nas camisas (muitas jeans) e em alguns coletes e casacos curtinhos.No restante da coleção apareceram as camisetas e o tricô bege quase caramelo, bem rústico,  foram os acompanhamentos para os jeans. Sua cartela de cores foi pálida e neutra.

O desfile da Coven tinha uma coleção colorida, brilhante com diferentes estampas de desenhos geométricos, primitivos; multicoloridos  e padronagens inspiradas na civilização Maia.
A inspiração do pernambucano Melk Z-Da, um dos estilistas mais autorais do Fashion Rio, foi o trabalho das bonequeiras de barro do interior do Brasil, o trabalho artesanal, a transformação do tecido com aplicações, bordados, usos de diferentes materiais e texturas, com forte efeito decorativo. A cor chave foi o bege rosê e entre os tecidos utilizados estavam o algodão natural branco com resina de expansão que endurece o tecido e permite a criação de formas esculturais! 
A Ellus 2nd Floor apresentou camisas femininas e masculinas que ganharam graça recebendo vistas (faixa de abertura da peça, onde há o abotoamento) e golas em cores e materiais diferentes! As estampas eram de folhagem gráfica e animais, como raposas leão, urso e cobra. Na cartela de cores da coleção tons de vermelho e verde limão ao verde escuro, a grife criou boas propostas de como ficar alinhado usando jeans.
Rio Moda Hype 
A marca carioca Branchée (Carolina Herszenhut)  apresentou uma coleção inspirada nos anos 60 londrinos com humor e ironia em vestidos plissados, tricôs e peças de nylon.

Contando a 4ª apresentação no Rio Moda Hype a Estúdio Frame desfilou peças com silhueta mais solta do corpo em diferentes tipos de malhas, jeans resinados com visual de couro envelhecido e tricôs;

A coleção masculina de Paulo Rocha (RJ) tinha cartela de cores fechada com cinza, azul marinho, preto e verde oliva. Na coleção havia calças volumosas e blazeres acinturados, trabalhando com alfaiataria descontraída em algodão e lã. Inspirado no trabalho do fotógrafo Marc Ferrez.
Com modelagem próxima ao corpo e estruturada usando tecidos nobres como linho misturado á seda e couro natural Sann Marcucci (Brasília) inspirou-se na obra do mestre da ilusão de ótica M.C. Escher.  É sua  2ª participação no Rio Moda Hype. 
Quem encerrou o segundo dia do Rio Moda Hype foi Martins Paulo, do Piauí com uma coleção inspirada em Santos Dumont. As peças tinham resultado gráfico por serem formadas a partir de vários recortes. Roupas estruturadas e com bastante influência do vestuário masculino.

Como foi o Fashion Rio INVERNO 2012



O primeiro dia do Fashion Rio INVERNO 2012 contou com desfiles dos estilistas Alexandre Herchcovitch ( Herchcovitch Jeans), Érica Frade (Patachou), Lanza Mazza ( Cantão), Esther Bauman ( Acquastudio) e Alessa (Alessa).





Herchcovitch se inspirou em artistas nova iorquinos dos anos 80 que trouxe o streetwear com toques de rebeldia (acabamentos desgastados) e camisaria. 







Patachou investiu em quimonos, pantalonas, maxigolas e bordados de linha de seda e canutilhosNas cores, destaque para as gamas de bege dourado e marrom, mas também havia o amarelo, berry e vermelho;




A grife Cantão trouxe silhuetas assemelhando- se ao casulo (formas arredondadas nos ombros dão essa ideia). Entre as estampas, folhas miúdas e flores coloriram camisetas e camisas, já o xadrez surgiu no final e deu um toque grunge à apresentação. A cartela de cores contava com looks off-white, marrom, caramelo queimado e vermelho, além dos tons terrosos, verde-folha, azul-klein, cinza mescla e preto;








Acquastudio tornou a apresentação um tanto nostálgica, pois homenageou a alta costura dos anos 40 e 50. Apareceram fitas de cetim, bordados de linha, o metal acobreado nas peças que mesclam crepe e foil, vazados, recortes, patchworks e técnicas de laminação deixaram as peças superelaboradas! Cintura alta marcada e comprimento comportado (um pouco abaixo do joelho). A transparência deu vida a camisas e saias. Os tons eram puro romance: verde-sorbet, rosa-chiclete e framboesa! 

No desfile da grife Alessa praticamente todas as peças receberam estampas. Leveza com shapes fluidos, descomplicados e super confortáveis marcaram a leveza da apresentação. Destaque para os tons terrosos – eles vêm mesmo com tudo neste inverno –, pontos de azul, verde e vermelho, além do duo black + white. Os bordados em lã, pérolas e miçangas reforçaram o efeito decorativo das estampas inspiradas na geometria dos tapetes persas, os quais também foram usados no chão da passarela da marca.
Prêmio Rio Moda Hype espaço para novos talentos no Fashion Rio, que fechou o primeiro dia apresentou alguns estilistas. 
Soddi (BA), Antonio Bizarro (SP), Lucas Magalhães (MG) e André Lucian(RJ) (Da esq. à direita)