quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fashion Rio Primavera Verão 2013 - Primeiro dia


Com um belo início de temporada Blue Man usou o aniversário de 40 anos de marca para homenagear a moda praia e seus principais criadores: Salinas, Lenny, Bum Bum e Cia. Marítima. Cada década de vida foi representada por um ícone da Blue Man: anos 70 com uma estampa da atriz e modelo Rose di Primo, que era o rosto da marca na época; anos 80 com Monique Evans; 90 com Paulo Zulu a os 2000 com as tops Mariana Weickert, Talytha Pugliesi e Ana Claudia Michels. Todas com o rosto devidamente estampado em maiôs e camisetas. Mas a estampa mais emocionante é a de David Azulay, fundador da grife, que faleceu em 2009, deixando o comando de sua empresa nas mãos da filha, Sharon, e do sobrinho, Thomaz, que passaram a trabalhar na empresa um pouco depois. A coleção é Blue Man total: alegre, viva, colorida, jovem e cheia de peças para praias de verdade. Praticamente todos os estilos de maiôs e biquínis que já vimos por aqui foram desfilados; Vale destacar o trabalho de estamparia em neoprene, que ganha uma película de furta-cor por cima para texturizar o material. “É uma década de 70 misturada à tecnologia que temos hoje”, explica a stylist Flavia Pommianosky. 

Oh, Boy! Com direção criativa por Thais Losso e Marcos Kurtz, trouxe cartela de cores que contava com preto, branco, dourado, pink, roxo, vermelho, azul e laranja. No universo que misturou as vestimentas tradicionais japonesas à modernidade de Harajuku mais as roupas esportivas das cheerleaders e dos jogadores universitários, a Oh, Boy!, em sua estreia no line-up do Fashion Rio, acertou ao não se prender demais a nenhuma dessas influências. As referências estão lá, é claro: nas figuras de garças e flores; nas faixas acinturadas tipo obi; nos brincos em formato de leques; nas misturas de materiais como o nylon e o couro furadinho; e nos “origamis” de panda que surgiram ao início do desfile, e que merecem destaque na coleção.
Sacada com direção criativa de  Beti Speiski, e tema “uma viagem ao Marrocos” trouxe consigo uma cartela com cores vibrantes, como amarelo, laranja, rosa; e ainda preto, ouro e cru, em materiais como couros tingidos, brocados, bordados, jeans e seda.A estilista  misturou referências como os mercados de rua, a arquitetura local e os mosaicos espalhados por Marrakesh. A coleção é correta, com variedade de materiais e técnicas, um trabalho interessante de patchwork de jeans e destaque para o jogo de cores, especialmente os degrades. 



  New Order com direção criativa por Marianna Arnizaut usou o tema “universo náutico” com cartela de cores amarelo, vermelho, azul marinho, preto, caramelo, cru e metalizado dourado, que aparece com destaque. Os materiais usados foram plástico emborrachado, PVC transparente, jeans, madeira, palha, corda torcida acetinada, tricô, nylon, couro, verniz e metalizado espelhado. “A  proposta é ser criativa. É uma marca que tem liberdade total”, disse o fundador da marca Oskar Metsavath, também dono da Osklen. Segundo Oskar, o tema “navy” foi escolhido porque é uma tendência forte. “Somos uma marca de tendência de moda, que pega as tendências do mercado e recria com um estilo próprio. Então você vai ver vários acessórios e calçados que são tendências nacionais e internacionais, mas que a gente redesenha dentro do nosso estilo”. Bolsas de muitos tamanhos, formas e cores, sempre passeando ao redor do tema: redes, estampas de caranguejo, conchas douradas aplicadas… Entre tantas opções acertadas, o nosso ponto vai para as peças no metalizado espelhado, que vão arrasar neste verão!
Patachou, por Érika Frade trouxe cartela de cores composta por tons pastéis como cream, lilac, mint, peach, off-white, e tons fechados de merlot.  Tomando o Impressionismo como uma de suas principais fontes de inspiração, a Patachou apresentou um Verão 2012/2013 fresco, com cartela de cores delicada e silhueta gostosa de vestir: solta no corpo, mas ainda com caimento que acompanha as formas femininas. O mood da coleção é de leveza, tanto pela silhueta quanto pela escolha de tecidos (sedas, crepe de chine, cetim, georgete e tule) — tanto que mesmo as camisas fechadas, abotoadas até a gola, são opções perfeitamente aplicáveis às altas temperaturas do verão. Os bordados marcam presença na temporada, ora sozinhas, como mini pérolas, ora agrupadas em forma de gotas. 




Alessa veio com tema Top 10, que celebra os dez anos da marca com uma reedição de suas estamparias mais fortes em materiais como  Laise de algodão, crepe de seda e cetim de seda e cartela de cores multicolor; estampas de bandeirinhas, fitas, chita amarela, chita rosa, chita preto e branco e círculos surgiram ao longo do desfile;  Alguns looks mais escuros, com  silhueta  bem seca, comprimento  curto e volumes/excessos de tecido enxugados. É uma nova proposta para Alessa, mais urbana e fresca, porém a mudança acontece em harmonia, com uma linda série de estampas em vestidos, shortinhos e jaquetas que qualquer jovem com gosto pelo verão vai querer ter.
 E esse foi o primeiro dia do Fashion Rio :)




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